quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Contribuição ao debate: a asssitência estudantil para os pós-graduandos da UFF

*As opiniões aqui reproduzidas são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião da entidade. Artigos podem ser enviados para apguff@gmail.com

Por Alessandra Terra e Lucas Vieira

Poderíamos aproveitar o período e a mobilização da greve para reivindicar junto a UFF questões que são de competência institucional desta, como assistencia estudantil.

Ocorre que a UFF possui diversas bolsas de assistencia estudantil, contudo, boa parte delas são APENAS para graduandos. Exemplos disso sao: 

1) Bolsa de Apoio Emergencial: A Bolsa de Apoio Emergencial consiste em apoiar os estudantes que, por alguma questão recente e emergencial, não conseguem suprir suas despesas para estudar na Universidade. 

2) Programa Bolsa de Apoio aos Estudantes com Deficiência: O Programa Bolsa de Apoio ao Estudante com Deficiência concede apoio financeiro mensal aos estudantes que apresentem deficiência motora, sensorial ou múltipla, matriculados em cursos de graduação presencial.

3) O Programa de Apoio Transporte concede apoio financeiro mensal para auxiliar os estudantes matriculados nos cursos de graduação presencial, nas despesas diárias no deslocamento em transporte coletivo entre sua residência e a Universidade.

4) Bolsa Auxilio Moradia: O Programa Auxílio Moradia consiste em um apoio financeiro mensal para atender estudantes matriculados nos cursos de graduação presencial que residem em cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro ou de outros Estados, no auxílio das despesas com república, vaga, pensionato, dentre outros. 

5) Bolsa Acolhimento para Alunos Ingressantes: O Programa Bolsa Acolhimento para Estudantes Ingressantes consiste em atender aos estudantes ingressantes nos cursos de graduação presencial da Universidade Federal Fluminense que apresentam situação de vulnerabilidade socioeconômica, propiciando recurso financeiro para sua manutenção na Universidade. (Importantíssimo, visto que os Programas de Pós-Graduação da UFF são bastante procurados por estudantes de outras cidades e de outros Estados)

Entendemos que deveriamos pleitear que elas sejam estendidas a nós e/ou reinvindicar alguma politica de assistencia estudantil especifica. Parece que fomos esquecidos. Continue lendo...


Isso é de extrema importância pois boa parte dos pos-graduandos são de outras cidades e muitos não conseguem bolsas, e sem ter condições de arcar com o alto custo de vida de Niterói acabam se vendo obrigados a largar o curso.

Outra coisa interessante seria pleitear que o Pro -aluno que é um programa do PROAES que financia passagens para os alunos que vão apresentar trabalho, também financiasse inscrições em congresso.

Outra idéia seria de pleitear outras modalidades de bolsas para pos graduandos. Acho um contra senso durante a graduação termos acesso a tantas bolsas e ao entrarmos na pos-graduação termos de depender de auxilios financiados por instituições de fomento (que são externas). Pensei em sugerirmos da UFF implementar uma bolsa institucional (sei que é sonho mas...) e de implementar algo tipo uma "bolsa de estagio docencia" em que o pos-graduando desenvolveria de forma mais continua alguma atividade junto a graduaçao, como minicursos ou grupos de pesquisa (sendo vedada ministrar aulas no lugar do professor, obvio), o que seria também muito bom pq promoveria pontes entre a graduação e a pós. 

Hoje a UFF tem um Programa de Tutoria, que concede uma bolsa a um pós graduando por cerca de 4 meses para atuar como tutor junto a graduação. Assim, não achamos que imaginar uma bolsa de estagio docência seja algo impossível.

Gostaríamos de ressaltar que são apenas ideias com o intuito de problematizar a realidade da pós-graduação na UFF, e entendemos que poderíamos fazer isso coletivamente - até para ter respaldo, legitimidade e possibilidade de pressão.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário